Junta Digital gaúcha é tema de painel em evento sobre Desenvolvimento Sustentável

Itacir Flores
Vice-presidente da JucisRS, Itacir Amauri Flores, fala sobre a Junta Digital

Painel abordando as vantagens e aspectos da Junta Digital, lançada no último dia 19 no Palácio Piratini, integrou a programação do IV Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, que reuniu mais de 5 mil participantes, em Brasília durante dois dias e se encerrou nessa quarta-feira (26). O Rio Grande do Sul foi o segundo estado brasileiro a implantar a Junta Digital e o vice-presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Itacir Amauri Flores, apresentou o painel que mostrou as vantagens e aspectos da Junta Digital, que teve como modelo a Junta de Minas Gerais (Jucemg), pioneira neste Sistema. A iniciativa foi da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com o Sebrae.

Em sua explanação, Amauri Flores explicou que com a Junta Digital em funcionamento, o processo passa a ser efetivado 100% on-line, nas 24h do dia e nos sete dias da semana. Porém, ele frisa que mesmo com a mudança no sistema, a JucisRS continuará atendendo aos seus clientes em seu expediente normal, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Ele disse ainda que a nova ferramenta garante uma maior segurança para os sócios das empresas. “A assinatura por certificado digital é muito segura, reduzindo as fraudes”, enfatizou. A diminuição dos custos, sem a utilização de papel, já que os sócios podem assinar o documento com o seu certificado digital em qualquer lugar é uma das vantagens citada pelo dirigente.

Em relação ao Registro Digital, o vice-presidente da JucisRS, relata que a nova sistemática agradou aos contadores e profissionais da área já que não necessitam mais se dirigir até a sede da Autarquia, podendo fazer todo o processo de seus próprios escritórios ou residências via internet. “A Junta Digital era apenas um projeto e agora é uma realidade, beneficiando toda a população do RS que utiliza diariamente de nossos serviços”, afirmou. Ele destacou que o excesso de burocracia dificultava a vida do empreendedor, prejudicando o ambiente de negócios, além de incentivar a informalidade. “Temos o compromisso de simplificar e racionalizar o processo de registro de empresas, pois entendemos que é fundamental para o desenvolvimento econômico do nosso Estado e País”, ressalta.

Amauri Flores também falou sobre os resultados positivos das ações da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSimples) no RS, que hoje já contabiliza 80 municípios gaúchos integrados à Rede. Segundo ele, até o final deste ano em parceria com o Sebrae/RS serão integradas mais 23 cidades.

A programação contou com debates sobre desburocratização do registro e da legalização empresarial, além de painéis e oficinas para troca de experiências entre Juntas Comerciais, Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), entre outros assuntos.