Sistema 100% digital da Junta Comercial agiliza análise de processos no RS

Abertura de empresas
Procedimento para Abertura de Empresas está disponível no site da JucisRS

A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS – tem investido sistematicamente em ferramentas de ponta para aperfeiçoar o seu sistema e melhor atender aos seus usuários/clientes facilitando a vida de empresários de todo o estado do RS. Uma destas melhorias é o processo 100% Digital, simplificando as etapas de registro de empresas, possíveis alterações nesses processos e, até mesmo, o encerramento das atividades, totalmente online. Em outubro, foram protocolados 32.389 processos, destes, por meio do Registro Automático foram contabilizados 240 processos de constituição de Eireli, 549 de Empresário e 361 de Ltda. Já a extinção de empresas no mesmo período foi de 548, além de 5.246 referentes ao registro de Livros e 9.783 de Certidões expedidas.

Para o presidente da JucisRS, Flávio Koch, a Junta Digital representa ganho de tempo para toda a classe Contábil e empreendedores que dependem da documentação para colocarem seus negócios em funcionamento. Na prática, a Junta Digital possibilita que a análise seja feita por um analista capacitado em qualquer município gaúcho em que o órgão de registro tenha instalado uma Unidade Desconcentrada (UDs), acelerando a conclusão dos processos em análise. Hoje, a JucisRS conta com 50 UD’s distribuídas em diversas cidades do RS, sendo que o órgão de registro vem promovendo cursos de capacitação para que todos os servidores das Prefeituras conveniadas estejam aptos para análise de decisão singular em suas cidades.

O vice-presidente da JucisRS, Sauro Martinelli, à frente do processo de modernização da autarquia, enfatiza que o convênio mantido com as UD’s têm sido fundamental para acelerar a análise dos processos que tramitam diariamente em todo o estado. Ele adianta que, a Junta Comercial conforme parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado (PGE) – pretende manter os convênios entre as Associações Comerciais e Prefeituras para que os serviços prestados pela autarquia em 41 de suas UD’s continuem sendo executados. A JucisRS, em parceria com outros órgãos do governo, estuda um projeto que prevê pagamento da prestação de serviços mantidos pelas UD’s, já que havia um impasse em relação a este assunto.

Para Martinelli, as constantes evoluções que estão sendo implementadas na JucisRS, vem consolidar um “atendimento estratégico” aos usuários no RS. Ele explica que a Junta tem trabalhado para desburocratizar e integrar o setor público, melhorando o ambiente de negócios das micro e pequenas empresas. Reuniões nas mais diversas esferas do governo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), têm sido o mote para alavancar o trabalho de modernização tecnológica na autarquia. “Queremos gerar um ambiente positivo para geração de emprego e renda no estado e essa é uma conquista para o empreendedor gaúcho que agora tem acesso a um serviço de mais qualidade, além de segurança e celeridade em seus processos”, finaliza.