RedeSimples agora conta com 167 municípios integrados no RS

Mais um município gaúcho passa a fazer parte da RedeSimples no Estado: Porto Vera Cruz. A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - RedeSimples – foi lançada oficialmente na última sexta-feira (14). A iniciativa é uma parceria da  Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul - JucisRS -, Sebrae/RS e Prefeituras. O sistema estabelece os procedimentos para simplificar e integrar os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de empresários e de pessoas jurídicas com uma entrada única de dados e documentos, reduzindo a burocracia. Conforme dados da Receita Federal do Brasil – RFB – o RS ocupa o 14º lugar no país no Ranking da RedeSimples.

Segundo o presidente da JucisRS, Flávio Koch, a adesão de mais um município à Rede é o resultado positivo do trabalho que vem sendo desenvolvido pela JucisRS em parceria com o Sebrae/RS junto aos gestores municipais. Até o final deste ano, a previsão é de integrar mais 94 cidades, totalizando 261. No mês de junho, os seguintes municípios aderiram à Redesimples: Almirante Tamandaré, Coqueiros do Sul e Tio Hugo. No cronograma do Sebrae/RS, Nova Roma do Sul, Alecrim, Crissiumal, Vila Flores e Alto Feliz devem ser as próximas cidades a integrar o sistema no estado.

“A Redesimples é uma etapa da Junta Digital sendo fundamental para que os empreendedores do nosso estado tenham mais agilidade no processo de abertura de suas empresas”, enfatiza Koch. A redução do tempo de registro das empresas e da burocracia, o aumento do número de formalizações e de vagas no mercado de trabalho, bem como o incremento na economia foram apontadas por Koch como as principais vantagens da nova ferramenta.

A agente de Desenvolvimento de Porto Vera Cruz, a inspetora tributária Carla Raquel Adams Osinski, destaca que com o funcionamento da Redesimples, os responsáveis por escritórios Contábeis e os usuários dos municípios de Santa Rosa, Santo Cristo e Porto Lucena não precisam mais se dirigir à Sala do Empreendedor daquela cidade já que a consulta de viabilidade, por exemplo, já pode ser feita online. “Queremos dar mais agilidade aos processos de constituições de empresa incentivando o empreendedor”, afirmou.

Desde 2014, a JucisRS e o Sebrae/RS são parceiros na implantação da Rede no RS, simplificando procedimentos. Fazem parte deste processo a Receita Federal do Brasil (RFB), Vigilância Sanitária/RS, Corpo de Bombeiros, Meio Ambiente/RS, Secretaria Estadual da Fazenda, além das Prefeituras. “A direção deste órgão de registro tem como meta tornar mais eficiente o serviço disponibilizado aos nossos clientes sempre com o foco no empreendedorismo” finaliza Koch, destacando o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS (Sedetur).