Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

JucisRS é o primeiro órgão de registro do país a integrar o convênio com o Observatório Social do Brasil

Publicação:

DSC 0026 1
Ney da Nóbrega Ribas, do Observatório Social do BR, Paulo Roberto Kopschina, da JucisRS e Antônio Palácios, do Ospoa - Foto: Neca Micheletto
Por Denise Rodrigues

A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – Jucis - o Observatório Social do Brasil (OSB) e o de Porto Alegre (Ospoa) formalizaram na tarde desta quinta-feira (22), a assinatura do convênio que viabilizará ao órgão de registro, o mapeamento e descrição dos processos operacionais padronizados de registro de empresa e fluxogramas, além da elaboração de manuais destinados aos seus servidores e colaboradores com normas adotadas pela autarquia. No Brasil, a JucisRS é a primeira Junta a fazer parte da Rede OSB, atualmente presente em mais de 110 cidades e 19 Estados brasileiros.

O presidente da JucisRS, Paulo Roberto Kopschina, ressaltou que essa parceria é fundamental e que visa contribuir com a cidadania, por meio do monitoramento e uma maior transparência da gestão pública. Disse ainda que a direção da JucisRS está à disposição para incentivar que outros órgãos de registro possam integrar o Observatório.

O presidente do Observatório Social do Brasil – OSB -, Ney Nóbrega Ribas, enfatizou que o Observatório Social de Porto Alegre – Ospoa – é hoje um “modelo e orgulho para o Brasil”, destacando ainda que o OS nacional irá “honrar a parceria com a JucisRS, pioneira nesta capacitação”. Ele acredita que outras Juntas brasileiras também estejam “carentes” deste assessoramento. “Nosso objetivo será trabalharmos para também integrá-las à Rede OSB”, afirmou.

O secretário-geral da JucisRS, Cleverton Signor, à frente do projeto Junta Digital, informa que uma das contrapartidas do convênio será a elaboração dos manuais do Sistema de Registro Mercantil SRM – e do Manual Compliance. Com essa padronização, conforme ele, a JucisRS estará contemplando todo o segmento Contábil do RS, facilitando o entendimento e o acesso aos seus serviços”, destacou.

O presidente do Observatório Social de Porto Alegre – Ospoa – Antônio Palácius, destacou que um dos eixos de atuação da entidade é a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, contribuindo para geração de emprego e redução da informalidade, bem como o aumento da concorrência e melhorando qualidade e preço nas compras públicas.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul