JucisRS e Corpo de Bombeiros passam a ter dados integrados à Redesim

bombeiros
Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) e JucisRS estão integrados à Redesim

A partir de hoje (9) o Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) em parceria com a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) passa a fazer parte do Sistema Integrar, com apoio do Sebrae/RS. Esta é mais uma etapa da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios – RedeSim -, com o objetivo de simplificar o registro e legalização de empresas com potencial de baixo e médio risco.  Como órgão integrador do RS, a Junta Comercial coordena a implantação da Rede em todos os municípios gaúchos, articulando a participação dos demais órgãos e entidades da esfera municipal e estadual, além de sensibilizar e implementá-la nas demais cidades que ainda não aderiram ao sistema. Hoje, 167 cidades fazem parte da Redesim, uma iniciativa da JucisRS, Sebrae/RS e Prefeituras.

O presidente da JucisRS, Flávio Koch, destaca que a Redesim é uma importante ferramenta na melhoria do ambiente de negócios do nosso estado. “Esta integração é o resultado de esforços de todos os envolvidos no processo para agilizar a abertura de empresas”. Um dos principais objetivos da Redesim é assegurar aos seus usuários a entrada única de dados cadastrais e de documentos necessários aos atos de registro. A JucisRS também reúne em um único sistema a Secretaria da Fazenda (Sefaz), Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, entre outros órgãos licenciadores.

O diretor de Tecnologia da Informação, José Waldemar de Oliveira Pinto, comemora o cumprimento de mais esta fase. O projeto Junta Integrada prevê que todos os serviços sejam gerenciados no mesmo Portal com compartilhamento de informações entre os órgãos públicos RS.O Corpo de Bombeiros tem acesso aos dados pelo  Sistema de Serviços de Bombeiros (Sisbom), que já está em operação na corporação e abrange todo o estado.

Conforme o diretor interino do Departamento de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndios (DSPI), tenente coronel, Luiz Carlos Neves Soares Júnior, a integração com Junta permitirá que os dados estejam sempre atualizados junto ao Corpo de Bombeiros, facilitando a consulta aos interessados.