Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

JucisRS debate projeto Rede Simples Digital em Brasília

Publicação:

IMG 20190214 WA0001 (1)
Presidentes de Juntas Comerciais tratam evolutivas da Rede Simples Digital em Brasília Foto:Ascom/RS
Por Denise Rodrigues

          O presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS –, Itacir Amauri Flores participou, na tarde de ontem (13/02) da primeira reunião do grupo de Juntas Comercais que participam do projeto RedeSimples Digital, na sede da Junta Comercial do Distrito Federal, em Brasília.

         O encontro teve como principal objetivo planejar as novas ações da RedeSimples Digital afim de otimizar ainda mais o processo de registro de empresas. Hoje, nove Juntas estão integradas ao sistema público de registro mercantil do país: Acre, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Roraima.

          Para Amauri Flores, a RedeSimples Digital vem se consolidando a cada dia dando uma maior transparência e celeridade ao ambiente de negócios no Brasil. “O trabalho que vem sendo desenvolvido pelos gestores tem contribuído para que as juntas sejam cada vez mais eficientes, promovendo não só as melhorias no registro mercantil, mas fomentando a economia em cada estado de atuação”, afirmou.

        O presidente da Junta Comercial do Distrito Federal, Antônio Eustáquio Corrêa da Costa, explica que com a implantação do projeto Junta Digital/DF, uma das mudanças foi a transferência da Junta, da União para o Distrito Federal, já que era o único órgão de registro do país administrado pela União. Conforme ele, esta alteração está prevista para março deste ano, conforme determina a Medida Provisória 861. “A Junta digital está nos trazendo grandes avanços, principalmente aos nossos empreendedores que agora contam com um sistema moderno e eficiente minimizando o tempo de abertura de suas empresas”, afirmou.

       A presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará, Carolina Monteiro, disse que a RedeSimples Digital proporciona uma maior excelência e eficiência nos serviços prestados pelas juntas aos seus usuários, lembrando da importância que haja a prestação de um serviço público de qualidade para todos com a automatização dos processos.

       Na ocasião, também foi realizada uma reunião com a direção da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju). Uma das pautas foi a nomeação de uma Comissão para eleição em março da nova presidência da entidade. A Comissão ficou composta pelo presidente da Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac), Carlos Afonso Cipriano dos Santos, da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), Enio Luiz Ferrarini e da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sergio Silva Sombra.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul