Itacir Amauri Flores recebe título de Cidadão de Porto Alegre

Presidente da JucisRS, Itacir Amauri Flores foi homenageado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Itacir titulo 03
Presidente da JucisRS, Itacir Amauri Flores recebe título de Cidadão de Porto Alegre Foto: Sergio Martins

A Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu, na tarde desta terça-feira (18/12), sessão solene para outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS – Itacir Amauri Flores. O ex-vereador Bernardino Vendruscolo (in memorian), falecido neste ano, havia sido o autor do projeto de lei, aprovado pela Câmara que propôs a homenagem.

“Há 40 anos, 10 meses e cinco dias cheguei a Porto Alegre. Mais um jovem buscando o sonho de dias melhores na capital. Não fosse a perseverança e a dedicação não sobreviveria no emaranhado social de uma metrópole”, iniciou Amauri Flores após fazer alguns agradecimentos. “Metrópole essa que não oportunizou o caminho do bem para milhares de postulantes ao sonho de serem vitoriosos, assim como eu me sinto hoje”, declarou.

Em seu pronunciamento, Amauri Flores relatou ainda parte de sua trajetória de vida. Contou da emoção de ter sido aprovado na Academia da Polícia Militar (APM), vestibular em que milhares disputavam apenas 41 vagas. “E antes das provas teóricas era necessário aprovação no exame médico, físico, psicológico e psicotécnico”, destacou, lembrando que vencer todas as etapas naquela época não foi “nada fácil”.

Ao agradecer o apoio sempre recebido pelos familiares e amigos, Amauri Flores destacou sempre acreditou na parceria diária, no respeito mútuo e no amor. “Um homem sem raízes é uma árvore seca e infrutífera. Mas amar é um exercício diário de autonomia, sonhos e realizações”, afirmou.

Em seu discurso, ele enfatizou o carinho e reconhecimento pelo ex-vereador Bernardino Vendruscolo. “Era uma figura humana ímpar, pessoa revestida de solidariedade e espírito público. Ele era um idealista, um sonhador de uma sociedade mais igualitária e humana. Um ser humano que habita eternamente em nossos corações. Minha gratidão à sua família, esposa e filhos”, disse emocionado.

Itacir Flores ressaltou ainda que o secretário estadual do Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) Josué Barbosa foi fundamental na reestruturação da JucisRS. Conforme ele, sem a presença do secretário, as modificações empreendidas na autarquia não teriam sido possíveis.

A Sessão Solene foi presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP), que deu as boas vindas aos presentes e lembrou a iniciativa de Vendruscolo em homenagear Itacir Amauri Flores. Nedel destacou ainda o trabalho que Amauri Flores vem desempenhando frente à Junta Comercial.

Em nome da mesa diretora, o vereador Idenir Cecchim (MDB), lembrou que, por unânimidade, o título concedido foi aprovado pelos vereadores e que era uma honra ter sido o organizador da homenagem, um pedido feito em vida pelo querido amigo Vendruscolo.

Homenageado

Itacir Amauri Flores nasceu em Santiago (RS) em 19 de maio de 1957. Com 21 anos, mudou-se para a Capital, para cursar a Academia de Polícia Militar (APM), e residiu também nas cidades de Novo Hamburgo, Guaíba, Jaguari, Santiago e São Borja até retornar para Porto Alegre. Graduado em  Jornalismo e Direito, com especialização em Segurança Pública e Direito Comercial. É servidor de carreira da Brigada Militar, sendo oficial superior e cedido à Polícia do Exército (PE).

O Título de Cidadão de Porto Alegre destina-se a pessoas não nascidas na capital gaúcha que se destacaram em suas áreas de atuação e contribuíram positivamente com a sociedade. A distinção é entregue na forma de diploma e medalha com o brasão da cidade.

Na sessão solene, participaram ainda da mesa o homenageado, o secretário estadual do Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Josué Barbosa, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, o major aviador Carlos Eduardo Petersen e o presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, Paulo Afonso Pereira.